terça-feira, 31 de janeiro de 2017

A quem interessa o sigilo das delações da Odebrecht?

Certamente aos maiores corruptos da história do país que terão a condição de se articularem para evitar uma prisão futura sem serem incomodados pela população. A justiça brasileira novamente presta um desserviço ao país atendendo novamente aos interesses de poucos em detrimento de muitos da nossa população que querem transparência e uma verdadeira Justiça nas suas ações e atos


Após a morte trágica do ministro Teori Zavascki, a Presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Carmen Lúcia decidiu homologar as delações dos executivos da Odebrecht ainda no período de recesso que vai até o dia 31/01/2017, entretanto, declarou sigilo a todas essas delações, não sendo repassado nenhuma informação do seu conteúdo para a população e meios de comunicação. Quem são os maiores beneficiados com essa ação? 

Além dos principais corruptos do país que encontram-se nas delações, certamente o governo atual, cujo o presidente Michel Temer foi citado juntamente com os seus principais ministros e a maior parte de sua base de apoio no Congresso. Os principais candidatos a presidência da câmara e do Senado que também estão citados nas delações e saem como grandes beneficiários do sigilo definido pela Ministra Carmen. Não é atoa que o planalto recebeu com "alivio" a notícia de que as delações foram homologadas mas que o sigilo das mesmas foi mantido.

sábado, 21 de janeiro de 2017

O que representa a morte de Teori

Em tese, estatísticas demonstram que a probabilidade de morrer em um avião no Brasil é de 1/2.000.000, a chance de um brasileiro ser do STF é de aproximadamente 1/18.181.818 e a chance de ser relator do processo mais importante do país é de 1/11. Utilizando essas variáveis estatísticas simples com apenas duas variáveis a chance de Teori morrer em uma queda de avião era de aproximadamente 1 em 399.999.996.000.000 (Trezentos e noventa e nove trilhões, novecentos e noventa e nove bilhões e novecentos e noventa e seis milhões). Foi realmente uma grande coincidência!


Toda essa probabilidade contando apenas com duas variáveis: a chance de morrer em um acidente de avião no Brasil e a pessoa que morreu que era, talvez, uma das pessoas mais importantes no cenário político do país atualmente. Imagine se nas variáveis para o cálculo de probabilidade se incluir o momento da ocorrência, o qual, em apenas duas semanas o ministro Teori iria iniciar os trabalhos na principal delação do processo da Lava Jato que atingiriam em cheio a presidência da república, os principais presidenciáveis de 2018 ligados a direita do país (PSDB, PMDB e DEM) e os principais ministros do atual governo. Certamente aumentaria e muito a probabilidade de não ocorrência desse evento. 

Quem seriam os maiores beneficiados com a morte de Teori?

sábado, 14 de janeiro de 2017

Perspectivas brasileiras para 2017: Com Temer no poder tudo continuará de mal a pior

O que esperar para o ano de 2017 no Brasil? Aumento nos índices de desemprego, queda na arrecadação estatal, queda na atividade econômica, queda no PIB, perda de renda dos trabalhadores, perda de direitos trabalhistas e sociais. Se nada for feito o governo Temer levará os trabalhadores brasileiros de volta a miséria e a fome


O Brasil mergulhou em um caos financeiro após o processo de ruptura institucional ocasionado pelo Impeachment. Como disse o próprio Michel Temer antes de tomar o poder da presidente eleita democraticamente Dilma Rousseff: "o Impeachment geraria uma crise institucional", que certamente traria consigo uma generalizada insegurança jurídica. Pelo menos nessa previsão ele estava certo.

Qual investidor irá investir em um país sem regras claras, que essas podem ser modificadas ao bel prazer dos legisladores, do judiciário nacional ou, pior ainda, da mídia? Qual o investidor que irá investir em um país em que seus políticos se mostram cada dia mais ligados a escândalos de corrupção? Qual investidor irá investir em um país que o governo é rejeitado por mais de 90% da população?

O que faz uma economia ser forte é o seu indice de confirnaça, segurança e previsibilidade, tudo que o Brasil não tem agora. Com a queda do governo eleito todos esses aspectos foram estilhaçados. Então nesse cenário o que esperar para o ano de 2017?