sexta-feira, 28 de outubro de 2016


Ainda há esperanças!

Ana Júlia diz aquilo que todos os brasileiros queriam dizer aos seus representantes e se torna um ícone das ocupações estudantis contra a perda de direitos


A jovem Ana Júlia, de apenas 16 anos, surpreendeu o Brasil ao discursar na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná sobre as ocupações que ocorrem em mais de 800 escolas do Estado. As ocupações ocorrem contra duas medidas principais, a reforma do Ensino Médio, regulamentada através de medida provisória pelo presidente Michel Temer, ou seja, sem a discussão que uma reforma dessa magnitude deveria ter com a sociedade ou pelo menos com os representantes da sociedade, legisladores, e o Projeto de Emenda Consticional (PEC) 241 que congela os investimentos públicos em áreas de atendimento a população, entre elas a educação, pelos próximos 20 anos.

Com muita desenvoltura e emocionada durante o seu discurso, a secundarista falou sobre a manipulação midiática, sobre o conhecimento adquirido nas ocupações, a mudança de concepção por parte dos estudantes daquilo que é a escola, a sua importância social e sobre a cidadania adquirida nos debates escolares.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

O nosso passaporte para o futuro acaba de ser entregue aos estrangeiros

Ontem foi aprovado o PL 4567 que possibilita a entrega da exploração do petróleo do pré-sal às empresas estrangeiras sem a participação da Petrobras

No ano de 2007, o Brasil descobriu uma das maiores reservas de Petróleo do mundo no fundo do seu oceano, abaixo da camada de sal, denominado no Brasil como "petróleo do pré-sal". Com essa descoberta, o Brasil saiu de uma posição intermediária na produção de petróleo para o sexto país com maior nível de reservas de petróleo provadas no mundo.


Como o pré-sal tem alta viabilidade e o seu petróleo é de ótima qualidade, além da sua exploração ser barata devido ao desenvolvimento de tecnologias da Petrobras, o governo, naquela época, decidiu que os campos descobertos deveriam ter um sistema de exploração especial, no qual a maior parte dos recursos pudesse ser revertida ao Estado para setores como Educação e Saúde, e assim financiar o desenvolvimento futuro do nosso país, Esse projeto de lei foi aprovado e o Plano Nacional de Educação (PNE) definiu anos depois que os investimentos em educação, até meados da próxima década, deveriam ser de, no mínimo, 10% do PIB. Esse nível de investimento só seria possível e viável com recursos do petróleo do pré-sal.

terça-feira, 4 de outubro de 2016

Teófilo Otoni escolhe candidato progressista para governar a cidade nos próximos 4 anos

Nesse fim de semana a cidade de Teófilo Otoni escolheu o prefeito que governará a cidade pelos próximos quatro anos e o eleito foi Daniel Sucupira, do PT. O novo prefeito foi eleito com 30.293 votos, cerca de 45,35% dos votos válidos, contra 24.249 que representa 36,45% dos votos válidos do segundo colocado, o atual prefeito, Getúlio Neiva, do PMDB.

Após a vitória, os eleitores do candidato se concentraram na Praça dos Imigrantes para receber Daniel Sucupira. No primeiro discurso o prefeito eleito agradeceu primeiramente a Deus e depois ao povo de Teófilo Otoni pela vitória. Muito emocionado, o candidato afirmou: